top of page

Estratégias para melhorar sua concentração!!

Self-Talk: falar sozinho!



Sim, é isso que você leu: falar com você mesmo pode ser uma distração, mas também pode ser um meio de lidar com as distrações. E isso é superinteressante! Vamos ver como você pode fazer isso:

De forma Motivacional: é quando você fala de uma maneira positiva, tem uma atitude positiva, focando em aumentar sua energia. Por exemplo: “Vamos lá! Você consegue fazer isso!”


De forma Instrutiva: quando você fala de uma maneira focada na sua técnica, ou naquela tarefa que você está realizando relacionado a aspectos de performance para melhorar sua execução. Por exemplo: em um agachamento livre com barra, você pensa: “Vamos lá, tenho que manter minha coluna reta e meu abs contraído o tempo inteiro!”.


De forma Negativa: Quando você fala de uma maneira crítica consigo mesmo, autodestrutiva, muitas vezes gera ansiedade. Por exemplo: “Nossa, não acredito que fiz essa merda! Como pude errar o gol?”


A importância do self-talk (diálogo) está em como as pessoas avaliam e respondem a eventos em suas vidas. As pessoas sentem algumas coisas como sendo boas (tipo: conseguir manter a dieta, ou aderir a um programa de treino) enquanto outras coisas são vistas como ruins (como sair da dieta, parar de treinar). Mas na realidade eventos são eventos.

É a forma como você enxerga esses eventos que vai fazer deles negativos ou positivos, e isso determina as respostas emocionais, mentais e física.


Estudos comprovaram que diálogos motivacionais e instrutivos são muito importantes para quem está querendo se manter focado em sua meta, e pessoas com diálogos negativos devem mudar para diálogos positivos.


Mas como?


6 técnicas para criar um auto diálogo para melhorar seu desempenho:

◾ Mantenha suas frases curtas e específicas;

◾ Use a primeira pessoa e o tempo presente;

◾ Construa frases positivas;

◾ Diga suas frases com significado e atenção;

◾ Fale gentilmente consigo mesmo;

◾ Repita frases com frequência.


Rotina: Acredite, Você precisa dela!!!



Ter rotina pode te ajudar na sua concentração e pode ser extremamente útil para sua preparação mental (em esportes, exercícios ou dietas).

A forma que a Rotina trabalha é ajudando a transferir a sua atenção de coisas irrelevantes para coisas relevantes. De uma forma mais especifica, a rotina vai te ajudar a que você não se distraia com coisas internas ou externas durante determinada atividade, e principalmente, vai te manter no automático sem que sua consciência te interfira também.


Ter rotina é ter sensação de controle!


Ou seja, não importa quais as circunstâncias, pressões, distrações, você ainda pode assumir o controle da situação seguindo sua rotina!

Pense:

• Como você se prepara para o seu dia de amanhã?

• Você tem uma rotina típica ou a ordem das coisas normalmente não faz

diferença para você?


VOCE PODE ECONOMIZAR MUITO TEMPO QUANDO SE TEM ROTINA!


Auto Monitoramento


O auto monitoramento pode melhorar sua concentração, seu desempenho e produzir um melhor comportamento. É observar a si mesmo de uma maneira sistemática.


Eu, como Fitness Professional vou querer que você mude alguns comportamentos, por exemplo: comer demais, ou comer errado. Então eu quero que você comece a observar esses seus comportamentos e comece a anotar quando isso acontecer, se possível fazendo uma nota em que condição que isso aconteceu:



O que, quando, e por quê?


Se auto monitorar VAI MELHORAR seu comportamento porque isso deixa as suas metas mais claras e importantes.

É como se você estivesse na frente de um espelho!! O espelho vai te mostrar todo seu comportamento, seus erros e acertos, comparando você com suas metas. E isso te encoraja a se esforçar mais ainda para atingir seus objetivos.


ENTÃO, O QUE APRENDEMOS AQUI HOJE?


Que existe várias formas de distrações no seu dia a dia que podem estar te desfocando e você não percebeu. Muitas dessas são super discretas e estão fazendo com que você não alcance seus objetivos!! SE LIGA!!!!


Sua principal aliada é a sua mente, mas ela também pode ser seu pior inimigo nessa batalha diária para alcançar suas metas. Então devemos sempre estar nos monitorando, e corrigindo determinados pensamentos.

Te mostrei aqui alguns pontos importantes e estratégias que podem te ajudar a se manter focado e concentrado em suas metas!


São passos simples que podem melhorar extraordinariamente seu desempenho!


RESUMINDO TODA ESSA CONVERSA... Você precisa:


- Saber focar nas coisas importantes naquele momento;

- Manter o seu foco durante todo o tempo;

- Ter noção do que está acontecendo a sua volta;

- Saber redirecionar seu foco na hora certa;

- Não deixar que pensamentos no passado ou futuro te tirem do foco,

você deve estar focado no presente momento;

- Não deixar que coisas externas te atrapalhem;

- Sabe falar consigo mesmo de forma positiva e motivante;

- Criar uma rotina;

- Se auto monitorar.


Ate a proxima!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page